quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Radiação Wi-Fi está deixando árvores doentes na Holanda

Árvores em áreas urbanas têm apresentado sintomas de envenenamento por radiação, segundo estudo
Estudo foi conduzido pela Universidade Wageningen
Estudo foi conduzido pela Universidade Wageningen
Já faz tempo que estamos nos cercando de radiação vinda de antenas de operadoras de celular e sinal wi-fi e muita gente se preocupa com isso. Apesar da preocupação, os vários estudos sendo conduzidos para medir o quanto essa radiação afeta humanos ainda são inconclusivos. O mesmo, infelizmente e surpreendentemente, não pode ser dito de árvores.
Um estudo recente conduzido pela holandesa Universidade Wageningen indica que árvores são muito mais vulneráveis à radiação dos sinais Wi-Fi do que nós humanos. As investigações conduzidas pelo estudo encontraram árvores em áreas urbanas que sofriam de sintomas que não podiam ser relacionados com vírus ou bactérias comuns. Entre esses sintomas estavam fissuras nas cascas, morte de parte das folhas e crescimento anormal.
Para confirmar a hipótese de que a causa dos sintomas era realmente o sinal Wi-Fi, os pesquisadores submeteram 20 árvores a diferentes tipos de radiação por três meses. Aquelas expostas ao Wi-Fi foram as que mostraram sinais claros de envenenamento por radiação.
Na Holanda os números são preocupantes: 70% das árvores em áreas urbanas estão sofrendo com a radiação. Cinco anos atrás, eram apenas 10%.
Árvores localizadas em áreas rurais, obviamente, ainda não sofrem dos efeitos do envenenamento, mas com o crescimento das redes Wi-Fi elas podem estar na lista das próximas vítimas.
Não há solução à vista para o problema. No momento a Universidade planeja mais estudos para verificar com mais precisão quais os efeitos da radiação Wi-Fi no reino vegetal.
Com informações do Popular Science

Nenhum comentário: