terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aquecimento para devastar geleiras, calota polar da Antártica - estudos

(AFP) - 2 dias atrás

PARIS - O aquecimento global pode acabar com três quartos dos glaciares alpinos da Europa até 2100 e aumento do nível do mar por quatro metros (13 pés) até o ano de 3000 através da fusão da calota polar da Antártida ocidental, dois estudos publicados neste domingo, disse.

A pesquisa coloca em destaque a dois dos aspectos menos compreendidos da mudança climática: como, quando e onde o aquecimento vai afetar as geleiras sobre o qual muitos milhões dependem de suas águas, e os problemas enfrentados pelas gerações no futuro distante.

O estudo prevê que a geleira geleiras e calotas polares irá encolher por 15-27 por cento em termos de volume, em média, em 2100.

"Perda de gelo em uma escala pode ter impactos significativos sobre a hidrologia regional e disponibilidade de água", adverte.
Algumas regiões serão atingidas muito pior do que os outros por causa da altitude de suas geleiras, a natureza do terreno e sua sensibilidade para o aquecimento localizado.

A Nova Zelândia poderia perder 72 por cento (entre 65 e 79 por cento) de suas geleiras e da Europa Alpes 75 por cento, o que significa um alcance entre 60 e 90 por cento. At the other end of the scale, glacial loss in Greenland is predicted at around eight percent and at some 10 percent in high-mountain Asia. No outro extremo da escala, perda glacial da Groenlândia está previsto em cerca de oito por cento e em alguns 10 por cento na alta montanha da Ásia.

Meltwater vai subir o nível dos mares por uma média de 12 centímetros (cinco polegadas) até 2100, diz o estudo.

Esta figura - que não inclui a expansão dos oceanos, eles quentes - em grande parte coincide com uma estimativa, o marco Quarto Relatório de Avaliação de Intergovernamental da ONU Panel on Climate Change (IPCC) em 2007.  

Geofísicos Valentina Radic e Regine Hock da base Universidade do Alasca esses cálculos em um modelo de computador derivado de registros para mais de 300 geleiras entre 1961 e 2004.

Os fatores de modelo no meio-de-estrada "A1B" cenário de emissões de gases com efeito de estufa, pelo que a temperatura média da superfície da Terra aumentaria em 2,8 graus Celsius (5,04 graus Celsius) durante o século 21.

O instrumento foi aplicado em 19 regiões que contêm todas as do mundo geleiras e calotas polares.

Mas - sobretudo - que não inclui o icesheets da Antártida e da Groenlândia, onde 99 por cento da água doce da Terra está preso.

Se qualquer uma dessas icesheets se derreter de forma significativa, o nível do mar pode subir por uma ordem de metros (muitos pés), afogamento cidades costeiras.

Nesse cenário surge no segundo estudo, que incide sobre o efeito inercial de gases de efeito estufa. Carbon molecules emitted by fossil fuels and deforestation linger for many centuries in the atmosphere before breaking apart. moléculas de carbono emitido por combustíveis fósseis e desmatamento persistir por muitos séculos na atmosfera antes de se desfazendo.

Mesmo que todas essas emissões foram interrompidas em 2100, a máquina de aquecimento continuaria a funcionar durante os séculos vindouros, diz o inquérito.

É em grande parte baseia a sua previsão sobre o "A2" cenário de emissões, que vê a maior poluição de carbono até 2100, alimentando a temperatura da Terra por uma média de 3,4 C (6,1 M) até o final do século.

O aquecimento das profundezas meio do Oceano Austral poderia desencadear o "colapso generalizado" da calota polar da Antártida Ocidental até o ano de 3000, ele diz.

"A inércia das correntes oceânicas intermediária e profunda dirigir para o Atlântico Sul significam os oceanos estão apenas agora começando a esquentar, como resultado das emissões de CO2 (dióxido de carbono) a partir do século passado", disse Shawn Marshall, um professor da Universidade de Calgary, no Canadá.

"A simulação mostrou que o aquecimento continue, ao invés de parar ou inverter, na escala de tempo de mil anos."

Os dois estudos são publicados online pela revista Nature Geoscience.            

Fonte de dados : @therightblue --- http://therightblue.com/


 

Nenhum comentário: