quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Suécia tem chuva de pássaros mortos semelhante aos EUA 05 - 01 - 2011

As autoridades de Gotemburgo, na Suécia, ficaram surpreendidas esta quarta-feira quando se depararam com cerca de uma centena de aves mortas nas ruas da cidade, um caso que assemelha às duas ‘chuvas’ de pássaros ocorridas nos últimos dias nos estados norte-americanos do Arkansas e Louisiana.

As aves, uma espécie da família dos corvos, estavam caídas junto a Falköping (sudoeste da Suécia) ao longo de dezenas de metros. O porta-voz dos serviços locais de Protecção Civil, Christer Olofsson, afirmou que até ao momento é desconhecida a causa das mortes, pelo que será ainda feita uma autópsia aos animais.

Nos Estados Unidos milhares de aves caíram mortas do céu no sábado e na segunda-feira.

Entre as potenciais explicações avançadas nos EUA para explicar estes fenómenos estão o efeito de fogos de artifício ou colisões contra cabos de alta tensão.

O director da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Luís Costa, disse à agência Lusa que mantém contactos com colegas norte-americanos, "à espera de mais informações".

Luís Costa disse que ambas as explicações avançadas nos EUA são hipóteses plausíveis, acrescentando que outras possibilidades incluem os efeitos de "diferenças de pressão súbitas", outros factores meteorológicos, ou intoxicações e contaminações.

As mortes abruptas de grandes bandos de pássaros não são invulgares. Segundo dados oficiais do Serviço Nacional de Geologia norte-americano, só nos EUA houve 90 casos semelhantes no segundo semestre de 2010, cinco dos quais envolveram pelo menos mil aves.

"O que não é comum é não se saber as causas", disse Luís Costa sobre os incidentes nos EUA.

Morte misteriosa de milhares de pássaros é investigada nos EUA

      Mistério nos EUA - Colisão com UFO deixa 4 mil passaros mortos nos EUA

                           

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Tonho
Gostei do post...
Bem informativo...
Legal mesmo...
Outro motivo que achei para essa mortandade de pássaros será que não é a poluição também???
Sei lá...
Abraços
Angeline