sábado, 8 de janeiro de 2011

A Era do calor


Muitos têm alertado a respeito do alto custo do aquecimento global para a humanidade. Os jornais e os noticiários de TV estão cheios de previsões tenebrosas sobre o colapso da economia mundial: milhões morrerão ou serão desalojados em virtude de secas, fomes e inundações, enquanto Londres, Nova York e Tóquio, juntamente com outras cidades litorâneas, afundarão nos mares cujo nível subirá. Um relatório também predisse que todos os frutos do mar estarão extintos em cinqüenta anos.
A respeito desse panorama há diversas possibilidades. As principais são:
1. O aquecimento global é real e causado pela atividade humana (queima de combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás, queima das florestas tropicais, etc.). Por isso, os governos devem tomar medidas urgentes para salvar o mundo da catástrofe.
2. O aquecimento global é real mas não se tem certeza sobre as causas. Pode tratar-se de atividade solar e parte de um ciclo de aquecimento e esfriamento das temperaturas na Terra. Nesse caso, não há nada que os governos possam fazer a respeito.
3. O aquecimento global é um engano usado por aqueles que querem implantar um governo mundial. Eles estão tentando amedrontar as pessoas para que se submetam aos seus planos.

A queima de combustível fóssil representa 85% dos gases do efeito estufa. Países como os Estados Unidos são responsáveis por 26% destas emissões. O grande problema do combustível fóssil é que ele é um sistema fechado. "No Brasil estamos um passo à frente com o uso da bioenergia que foi adotada mais por razões econômicas do que ambientais" – diz Pedro. De acordo com ele, o Brasil tem um caso promissor e pode dar um belo exemplo com a diminuição do desmatamento, investimento em bioenergia, mudanças no hábito de consumo e adaptação da agricultura.
                                                         

                                                                

Nenhum comentário: